Image Map

08 março 2015

TAG: Você é feminista?

Oii pessoas, tudo bem?

Hoje em comemoração ao dia internacional da mulher, falando nisso... PARABÉNS à todas nós mulheres! Eu resolvi responder uma tag sobre um assunto polêmico, que infelizmente muitas vezes é mal interpretado. Já deixo muito claro que essa é a minha opinião e que ninguém é obrigado a concordar, afinal somos todos seres humanos pensantes e temos nossa própria opinião certo?

Confesso que até tive vontade de gravar um vídeo sobre o assunto, mas a minha timidez não me deixaria gravar hahaha

Chega de blá blá blá e vamos ao que interessa, a Tag.

TAG: Você é feminista?

1) O que é feminismo pra você?

Feminismo para mim é a busca pela igualdade social, econômica e cultural, é entender que homens e mulheres como seres humanos podem/devem desempenhar os mesmos papeis dentro de uma sociedade sem serem julgados pelo sexo. É claro que devemos respeitar as diferenças biológicas, mas fora essas diferenças, intelectualmente falando não vejo diferença nenhuma entre homens e mulheres.

2) Quando você descobriu que era feminista?

Eu acho que desde de sempre, pois afinal eu fui criada de uma forma feminista, a minha mãe sempre foi feminista, sempre acreditou que nós podíamos e deveríamos viver de uma maneira mais independente e igualitária, sempre foi "contra" esse conceito patriarcal onde a mulher tem que ser criada para ser “A dona de casa” (deixando claro que EU não tenho nada contra essa criação patriarca ou principalmente contra as “Donas de casa” acredito que cada um cria seus filhos da maneira que acha melhor e sobre as “Donas de casa” acho que elas são mulheres muito guerreiras com toda certeza!) onde na maioria das vezes se acredita que o única papel da mulher na sociedade é o de lavar, passar, cozinhar, cuidar do marido e dos filhos, e que os homens tem que ser responsáveis pelo sustento da família.

Minha mãe também sempre conversou muito comigo e com as minhas irmãs sobre independência, tanto financeira quanto pessoal, sobre relacionamentos, sobre a importância de se estudar e construir uma carreira sólida. Essa foi a minha criação e eu tenho muito orgulho dela.

3) O que você mais escuta quando fala em "feminismo"?

Como todos sabem eu acho que confundem muito o feminismo com Misandria que não passa do ódio ou abolição aos homens e com certeza o feminismo não é isso! Feminismo é a busca pela igualdade sem julgamentos.

4) Pra você, qual a maior evidência de que o feminismo é necessário?

Eu acho que a maior evidência de que o feminismo é necessário, é o assédio que as mulheres sofrem. E um recado aos homens é que isso não é legal! Existe uma grande diferença entre elogio e assédio e quando se está na rua e um cara grita algo pra você, ou fica te olhando como se você fosse um objeto desejado, a única coisa que sentimos muitas vezes é medo ou nojo. Nojo por algumas vezes termos que ouvir coisas desnecessárias e também por nos sentirmos um objeto.

Medo por não saber a intenção daquela pessoa ou não saber do que ela é capaz, pois vamos e convenhamos que quando um homem que no geral é muito maior que você, do nada começar a te seguir, não é legal!

Ir ao shopping e só pelo fato de estar usando saia, quando passa em frente à uma obra ter que ficar ouvindo cantadas idiotas e que eles “esperam que o vento levante a sua saia”, são situações que já aconteceram comigo e que não são nem um pouco engraçadas.

Eu também muitas vezes ouço que a forma como fui criada é errada, que mulher tem que ser mesmo é dona de casa, que a menina tem que aprender desde cedo as tarefas domésticas, não digo como responsabilidade, pois é importante sim qualquer pessoa saber o básico. Mas não concordo que isso tem que aplicado exclusivamente à mulher ou uma obrigação da mulher, um homem também pode ajudar sua mãe ou sua esposa em suas tarefas domésticas, qual seria o problema disso?

Eu confesso que não sou uma pessoa organizada, que eu não sei cozinhar, mas esse é o meu jeito e não vejo problema nenhum em ser assim. Só porque eu sou mulher eu tenho que ser super organizada e tenho obrigação de saber cozinhar?

Eu nunca gostei de cozinhar e toda vez que eu tento, acontece uma verdadeira catástrofe. Então lamento informar, mas aquela frase machista de que lugar da mulher é na cozinha não se aplica e nem tem que se aplicar à todas. Cada ser humano é único, singular, temos que aprender a lidar com as diferenças.

É claro que tem muitos outros fatores que para mim demostram que o feminismo é necessário, assim como a própria valorização da mulher.

E por isso eu vou deixar aqui em baixo três vídeos sobre o feminismo que acho que todos deveriam assistir, pois na minha opinião essas 3 mulheres descrevem muito bem o que de fato é o feminismo.

5) O que você mudaria no movimento feminista no Brasil?

Na verdade pra mim essa é a pergunta mais difícil de se responder, pois acho que todos os brasileiros sabem que temos que mudar muita coisa por aqui.

Mas com relação ao feminismo eu concordo com o que foi citado no vídeo da Lully do canal Lully de verdade, sobre acolher os homens, pois muita gente acredita que homens não podem ser feministas.

Eu sei que já falei demais por isso vou encerrando o post por aqui. Espero que tenham gostado e quem quiser assista os vídeos para saber um pouco mais sobre o assunto.


Por hoje é isso. Até o próximo!



                            

           
                



               

Nenhum comentário:

Postar um comentário